Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você





domingo, 17 de dezembro de 2017

COMO O FIM DA NEUTRALIDADE DE REDE ATINGE DIRETA E INDIRETAMENTE O INTERNAUTA

Jornal GGN - O youtuber Felipe Castanhari, do canal Nostalgia (10 milhões de seguidores), divulgou um vídeo explicando os efeitos do fim da neutralidade de rede, que foi aprovado nos Estados Unidos nesta semana, mas que ainda aguarda ratificação pelo Congresso daquele País. Dois pontos foram destacados pelo digital influencer: o lucro que provedores de banda larga podem tirar a partir da "personalização" dos pacotes de dados, e o consequente aumento dos serviços vendidos na internet, como o streaming de vídeo.


Castanhari alertou que além de cobrar pelo tráfego de dados de acordo com o uso dado pelo usuário (por exemplo: quem consome mais vídeos pagaria mais do que quem usa apenas e-mail), os provedores também podem passar a cobrar de empresas como Netflix para expandir os acessos. Estas últimas, consequentemente, devem repassar a nova fatura ao consumidor.

A interferência dos provedores de internet no tipo de serviço que o internauta poderá consumir ainda levanta um debate sobre censura, uma vez que alguns grupos empresariais podem usar o poder econômico para fazer com que seus produtos tenham mais relevância na rede, em detrimento de empresas menores. Em outras palavras, os provedores ajudarão o mercado a moldar o que o consumidor poderá vir a consumir, reduzindo o poder de escolha.

Ele ainda destacou que, aqui no Brasil, os provedores iniciariam um movimento para fazer cobranças diversas pelos pacotes de dados, alegando que isso iria baratear a conta do internaura que não é "heavy user". Porém, a iniciativa foi freada pela "pressão" da sociedade nas redes. Empresas brasileiras já sinalizaram, contudo, que pretendem pegar carona no fim da neutralidade da rede aprovado nos EUA.

Nenhum comentário: