Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você

terça-feira, 20 de março de 2018

SEBRAE LANÇA 10ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR

Reunidos para o 6º Encontro de Prefeitos, gestores municipais da Bahia, suas equipes técnicas e representantes municipalistas puderam acompanhar o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na tarde desta sexta-feira, 16, no Senai/Cimatec, em Salvador. O evento, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), segue até este sábado, 17, e conta com o apoio do Sebrae.

Na manhã, durante a abertura do encontro, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, chamou a atenção para o Prêmio Prefeito Empreendedor, cujas inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho pelo site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br. Ele ressaltou que essa é uma oportunidade de reconhecer projetos de prefeituras que estimulam a formalização e o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

Khoury destacou ainda presença significativa das micro e pequenas empresas nas economias dos municípios. Nesse sentido, o superintendente reiterou a necessidade de se desenvolverem políticas públicas que possam fortalecer esses empreendimentos e também estimular o surgimento de novos negócios. “Um ambiente favorável ao empreendedorismo movimenta a economia e, por outro lado, também contribui com um aumento da arrecadação dos municípios”.

Premiação
A apresentação do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi realizado pela gerente da Unidade de Ambiente de Negócios da instituição, Cecília Miranda. A premiação terá oito categorias este ano: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo na Escola; Desburocratização e Implementação da Redesimples; e Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.

Em sua última edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor registrou 1,8 mil projetos inscritos em todo o Brasil. O prefeito baiano Jeferson Andrade, do município Madre de Deus, foi o vencedor nacional na categoria Inovação e Sustentabilidade. A conquista, que fez do gestor um dos 12 vencedores na etapa nacional, foi pelo projeto Madre Total, que tem como objetivo a construção de uma plataforma de Gestão Compartilhada, nos pilares da ciência, tecnologia e inovação.

Orientação
O Sebrae oferece, também durante o encontro, orientações em um estande, onde será possível entender como a instituição pode ajudar os gestores públicos a transformar os municípios em um bom lugar para empreender. Esse auxílio passa por eixos como educação empreendedora, compras públicas, planejamento e a melhora dos fluxos e procedimentos envolvidos na formalização das empresas.

Neste sábado, 17, a gerente Cecília Miranda ainda participa de um painel com o tema “Como os pequenos negócios podem contribuir para o desenvolvimento econômico dos municípios”. Também integra o debate o presidente da Junta Comercial da Bahia, Antônio Tramm, tendo como mediador o diretor da UPB e prefeito de Feira de Santana, Marcão Cardoso.

Municípios inteligentes
O 6º Encontro de Prefeitos traz como tema “Municípios inteligentes” e propõe debater assuntos relacionados às prefeituras baianas como a queda da arrecadação e os desafios das gestões públicas, com soluções em tecnologia para facilitar o atendimento das prefeituras ao cidadão. Mais de 320 prefeitos de municípios baianos participam do evento.

Na abertura, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, destacou a união dos prefeitos para fortalecer a luta municipalista na busca de conquistas importantes. “O ano de 2017 foi de muitas lutas. Neste encontro, vamos continuar a discutir, juntos, o desenvolvimento dos municípios, sempre com o objetivo de levar benefícios à população”.

O Governador da Bahia, Rui Costa, também presente à abertura, destacou que o estado conta hoje com uma geração de prefeitos preocupada em acertar e fazer o melhor para a população. “Sabemos que as políticas públicas partem das demandas de vocês. E é por isso que sempre vamos procurar governar junto aos municípios, e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”.

Participaram ainda da abertura os diretores técnico e administrativo financeiro do Sebrae Bahia, Franklin Santos e José Cabral, respectivamente, o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Gladimir Aroldi, o representante da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deputado Ângelo Coronel, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jacques Wagner, o representante do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Tristão, o senador Otto Alencar, a senadora Lídice da Mata, entre outras autoridades.
Ascom Sebrae

Nenhum comentário: