O ponto de partida contra essa prática foi dado na manhã desta quarta-feira (14/3), quando agentes da PF e da Polícia Civil do Espírito Santo deflagraram a operação, com objetivo de combater a disseminação de notícias falsas com propósito de influenciar a manifestação de vontade do eleitor capixaba.
A operação contou com a participação de 12 policiais federais, que deram cumprimento a 2 mandados de busca e apreensão e a 2 mandados de intimação, na residência de um investigado e na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Espírito Santo.
Entenda o caso
As investigações iniciaram a partir de notícia-crime apresentada por uma pessoa, a qual encaminhou à Polícia Federal suposta falsa pesquisa eleitoral de intenção de votos que estaria circulando pelo aplicativo WhatsApp. Também foi verificada a divulgação de suposta falsa pesquisa de intenção de votos pelo veículo de comunicação CAPIXABÃO.COM.
Os investigados poderão responder pelos crimes de pesquisa eleitoral fraudulenta e falsidade ideológica, conforme respectivas previsões na Lei 9.504/90 e no Código Eleitoral. Outras ações contra essa prática devem ser deflagradas em todo o território nacional.
(Juscelino Souza, jornalista 5737 - Notícias da Polícia Federal, com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário