Foto: Dimensão On Line (2012) |
Nos deslocamos pra o HSP e conversamos com a recepcionista e uma das enfermeiras que estava no plantão, em conversa, perguntamos sobre a falta de medicamento no HSP, a enfermeira nos repassou que esse assunto só poderia ser esclarecido com a diretora do Hospital, a mesma não estava no local durante nossa reportagem.
Perguntamos também, porque a ambulância deixou de atender a uma ocorrência no dia 07/12/2016, a enfermeira nos esclareceu, que atualmente a ambulância do Hospital São Pedro não faz mas esse tipo de atendimento móvel, já que a cidade conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Emergências? Ligue 192
Foto Ilustrativa |
Conversamos com a coordenadora do SAMU Macarani e com os socorristas que estavam de plantão, e eles nos esclareceram muitas dúvidas, como por exemplo:
Ligar para o SAMU é bem melhor do que para o Hospital
Quando discamos 192, estamos ligando para a Central do SAMU de Vitória da Conquista, que é responsável pelo setor de Macarani. O atendente pega todos os dados do paciente e repassa para os socorristas e a pessoa que está ligando tem contato direto com o médico, ou seja, a comunicação e o atendimento é bem mais eficiente do que no Hospital, já que só pedimos a ambulância.
Porque demora de chegar?
Muitas das vezes as pessoas não ligam para o Serviço, por conta da demora de chegada da ambulância, mas essa demora tem vários motivos. São várias ligações, muitas são trotes, e são esses tipos de ligações que atrapalham o serviço. A central tem que confirmar a ligação para que não desloque a ambulância sem motivo. Além disso a ambulância do SAMU de Macarani, só sai do posto de atendimento com autorização da central de Vitória da Conquista.
Os socorristas de Macarani, nos explicaram que a população tem que ter paciência e calma, pois, não é tão simples como imaginamos. E apesar da demora, é bem mais eficiente ligarmos para o SAMU do que o HSP.
Então se estiver em algum caso de emergência, ligue 192.
Site O Responsável ! De Olho em tudo que acontece
Por Guga Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário