sexta-feira, 8 de junho de 2018

Adquirindo conhecimento, vereadores de Macarani participam de treinamento de Programa Interlegis, do Senado Federal

Para desempenhar um bom papel em sua área de atuação, todo profissional precisa se capacitar para que possa adquirir experiência, conhecimento e principalmente saber fazer o que lhe é de dever. E de muito plausível, os vereadores do município de Macarani, vêm buscando sempre inovar e se capacitar para que possam desenvolver melhores trabalhos do Legislativo. Nesta semana os vereadores, Robério Roldão (PP), Jorge Motos (PR), Marlon Sousa (MDB), Glauber Costa (PODEMOS), o Presidente da Câmara Edmilson Lima (PRB)  e Zé Paulo (MDB), estiveram participando do treinamento promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, que é um dos mais solicitados pelas casas legislativas de todo o país.

Trata-se da Oficina Interlegis para revisão e atualização de marcos jurídicos, documentos fundamentais nas relações entre o Legislativo e o Executivo e para o funcionamento das câmaras: a Lei Orgânica e o Regimento Interno. Muitas vezes desatualizados e não raro em franca discordância com outras leis (estaduais ou mesmo a Constituição), estes documentos precisam ser revistos e atualizados. O Regimento Interno de uma Câmara e a Lei Orgânica do Município regem não apenas o seu funcionamento interno, mas as relações com o Executivo e com o cidadão.
Em Itapetinga o instrutor foi Luis Fernando Pires Machado, especialista em processo legislativo, servidor do Senado. Ele abordou temas como regime jurídico de vereadores, processo legislativo, regras de tramitação de projetos e demais proposições, atuação legislativa na formulação de políticas públicas, as novas responsabilidades dos municípios no campo das políticas públicas – entre outros.

Em contato com o site A Hora do Povo, o vereador Marlon Sousa (MDB) relatou como foi participar do curso e o conhecimento ganho nos dias de treinamento. “Foi um curso muito bom, proveitoso, até porquê cada vez mais a gente se capacita e aprende. O curso abordou os temas de uma forma muito explicativa, e que de forma atenciosa pudemos ter conhecimento das formas em demandar os trabalhos do Legislativo. Com certeza, a aprendizagem que tivemos irá contribuir para os benefícios em prol da nossa população de Macarani”.