segunda-feira, 21 de maio de 2018

PROGRAMA PROPORCIONA ATENDIMENTO À SAÚDE DA COMUNIDADE DO JACARÉ, NA ZONA RURAL DE MACARANI

Por Guga Amaral - Redação O Responsável

Visando um atendimento qualificado, eficiente e humanizado também para a população da zona rural do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Macarani criou o Programa Saúde Mais Perto de Você, com uma equipe composta por enfermeiros, médicos e motorista, para atendimento às comunidades.

No sábado (19), o povoado da região do Jacaré, recebeu a visita da equipe médica da secretaria de saúde. Homens e mulheres receberam vários serviços como aferição da pressão arterial, teste de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV, teste para prevenção do câncer do colo do útero, orientações nutricionais, consulta médica e marcação de exames.
O programa tem o intuito de acompanhar e melhorar a qualidade de vida do homem do campo com a disponibilidade do atendimento de qualidade na comunidade, preocupação essa do prefeito municipal junto a secretaria de saúde em ofertar melhores condições a aqueles que enfrentam na distância, obstáculos em casos de busca médica.
A equipe formada por três enfermeiras, a médica Drª Jane Lamar, um motorista e acompanhada pelo secretário de saúde Gerson Ferraz, conseguiu atender um número plausível de pacientes da região, que usufruíram dos serviços prestados pelo programa.
A comunidade do Jacaré receberá novamente a visita da equipe médica, para a coleta dos resultados dos exames, aos quais serão acompanhados e se necessário, encaminhados para a realização dos procedimentos.
De acordo com o secretário municipal de saúde Gerson, feito um balanço das visitas em duas comunidades, Rio Bonito e Jacaré, já se cogita a necessidade de levar o aparelho de eletrocardiograma portátil, para a realização de exames pois, se registra um alto índice de moradores dessas regiões com pressão alta, casos que preocupam, e que terão agora a assistência da equipe médica.
Outras regiões do município também receberão o Programa Saúde Mais Perto de Você, além dos distritos de Macarani.