Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Reserva Mata do Passarinho ganha prêmio de ‘Melhor exemplo em biodiversidade’

A iniciativa de ampliação da RPPN Mata do Passarinho, reserva que protege o raro entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) e outras espécies fantásticas, foi a agraciada da 12ª edição do Prêmio Hugo Werneck de meio ambiente, sustentabilidade e amor a natureza, na categoria ‘Melhor exemplo em biodiversidade’.

A premiação aconteceu nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022.

Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata do Passarinho

A RPPN Mata do Passarinho, localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e da Bahia, no vale do Jequitinhonha, é um verdadeiro baú de biodiversidade. Além do entufado-baiano, um passarinho que inspirou a criação da reserva por ser uma das espécies mais raras do planeta, a Mata do Passarinho abriga outras 360 aves, primatas, anfíbios, entre outros.

Com cerca de 1.000 hectares, a reserva protege um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica do norte de Minas/Extremo Sul da Bahia, contendo testemunhos de florestas intocados pelo Homem. A Biodiversitas, junto com o poder público local e órgãos extensionistas, tem assim trabalhado junto aos produtores locais, formas alternativas de manejo de solo para afastar o perigo e os prejuízos do fogo para a floresta e produtividade da pecuária. A reserva, com seus 1.000 hectares, é palco de visita das escolas da região, onde os alunos têm a oportunidade de aprender e ver de perto uma das mais ricas e ameaçadas florestas de todo planeta.

Nenhum comentário: