Pesquisar

Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Fotógrafa macaraniense tem foto eleita em primeiro lugar no Concurso Edna Nolasco de Fotografia em Vitória da Conquista

Maria Clara é natural de Macarani, mas há 4 anos reside em Conquista. (Fotos: SECOM/PMVC)
A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade entregou, na tarde de sexta-feira (10) a premiação aos fotógrafos vencedores do Concurso Edna Nolasco de Fotografia, promovido pela Secretaria Municipal de Comunicação no mês de aniversário de Vitória da Conquista. Os três primeiros lugares ganharam as fotos vencedoras emolduradas e uma placa de menção honrosa. O concurso homenageou Vitória da Conquista e a fotógrafa Edna Nolasco, um dos maiores nomes da fotografia baiana, falecida no dia 11 de novembro. O céu de Vitória da Conquista foi tema estava presente nas três fotografias premiadas.

Eleita em primeiro lugar, o “Fim de tarde apreciado da Olívia Flores”, de Maria Clara Lacerda, retrata um céu alaranjado pelo efeito dos raios de sol do final de tarde e foi captada da varanda do apartamento da fotógrafa. “Quando eu soube do concurso fiquei muito empolgada e, apesar da concorrência, tinha fortes expectativas em ser selecionada. Sou de Macarani, estou aqui faz quatro anos e estou muito feliz de ter ganho o prêmio retratando algo que aprecio todos os dias”, declarou Maria Clara.


O conquistense Fábio Santos também buscou destacar o crepúsculo, com o sol escondido entre as nuvens num final de tarde e, com “O mais lindo pôr do sol do Brasil”, acabou conseguindo o segundo lugar. “Foi uma honra muito grande estar aqui hoje e receber um prêmio que leva o nome de Edna. Espero que este concurso inspire outros e que a população de Vitória da Conquista possa abraçar e participar”, relatou Fábio. Recém-chegada de Salvador, Gabriela Damasceno retratou um dos cartões postais da cidade, o Cristo da Serra do Periperi e ficou com o terceiro lugar.

Ela soube da campanha pelas redes sociais da Prefeitura e diz que o fato de ser nova na cidade a ajuda a perceber detalhes. “O ponto de vista de cada um influencia no resultado das fotos. Aproveitar a oportunidade de estar no Cristo com meu esposo me despertou a vontade de registrar aquele momento e, após a inscrição, a mobilização com os amigos foi grande”, explicou Gabriela. 
A prefeita elogiou os fotógrafos pela opção de capturar imagens em se destaca o céu conquistense: “Realmente temos o nosso céu como uma paisagem espetacular”. Sheila ainda destacou a memória e a importância de homenagear Edna Nolasco no concurso. “Edna foi uma das grandes fotógrafas da cidade e além de registrar momentos importantes, ela mesma fez história ao ser uma das pioneiras em uma profissão até então dominada por homens. Seu exemplo ficará marcado em nossa memória”, afirmou a prefeita.

Nenhum comentário: