Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você



segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Macarani: Vigilância Epidemiológica intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti em Itabaí

Desde a identificação do primeiro caso suspeito de Arbovirose no distrito de Itabaí, a Prefeitura com Secretaria de Saúde realizou a testagem dos pacientes e encaminhou a equipe de Agentes de Endemias da Vigilância Epidemiológica para intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti.
A ação acontece por meio de visitas às casas, educação nas escolas,  orientação aos moradores sobre os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito e eliminar os possíveis criadouros e o bloqueio químico com a utilização de inseticida, para combater focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue,  zika e chikungunya.
Já foram realizados 5 (cinco) ciclos de aplicação do inseticida preconizado no protocolo da SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia). 
A Secretaria de Obras está trabalhando em conjunto com os Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde, para realizar a limpeza dos quintais e ajudar os moradores a retirar os objetos que possam servir de criadouro para o mosquito, mas é necessário que os moradores autorizem a entrada das equipes no interior de suas residências.
Está sendo feita também a limpeza de terrenos, retirada de entulhos e lixo.
É imprescindível que as pessoas procurem o serviço de saúde caso apresentem algum sintoma como febre, dor nas articulações, dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas, para avaliar se tem algum sinal de alerta ou complicação. Além disso, a notificação dos casos auxilia a Vigilância Epidemiológica nas estratégias de combate ao mosquito.
Nesse período de chuva intensa, aliado ao calor, o ambiente fica propício para o mosquito se reproduzir, principalmente quando o Aedes aegypti encontra local que acumula água para depositar seus ovos.
A população juntamente com a gestão precisa estar de mãos dadas para combater o mosquito transmissor. // ASCOM PMM.

Nenhum comentário: