Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você



domingo, 10 de outubro de 2021

Macaraniense Marcos Anjos tem artigo sobre entufado baiano publicado no Journal of Education Science and Health

O projeto intitulado: CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, DO ENTUFADO BAIANO (MERULAXIS STRESEMANNI) NA RESERVA MATA DO PASSARINHO: Instrumento pedagógico e transformador social virou tema de mais um artigo científico, dando ênfase a Reserva Ambiental Mata do passarinho e sua espécie ícone, o entufado-baiano, a publicação integra a Journal of Education Science and Health.

O entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) é um passeriforme da família Rhinocryptidae. O nome científico significa ave de Stresemann e o nome “mérulaxe” é francês e foi registrado por Lesson (1831), referente à sua cor e aparência ao gênero Merula (melro) (Wikiaves, 2015).
O artigo é de autoria de Marcos Anjos de Moura e Érika Ferreira de Abreu Mac Conell ambos vinculados ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA do IFBAINO/Campus de Itapetinga-BA. Seu objetivo pautou-se em um levantamento da literatura sobre a reserva e o entufado-baiano e, ainda, identificar seus estados de conservação no município de Macarani-BA. Para tanto, os autores relatam uma pesquisa do tipo estado da arte que metodologicamente é embasada em uma análise de conteúdo. Explanam sobre a reserva, localizada em uma porção significativa do bioma Mata Atlântica, no estado de Minas Gerais e Bahia, que lideram o ranking no desmatamento provocado pelos efeitos das ações antrópicas prejudicando processos ecológicos, comprometendo habitats e podendo forçar o processo de extinção, como por exemplo, do entufado-baiano.

Assim, a reserva e seus recursos naturais é palco para concretização de vários projetos de Educação Ambiental, a população precisa estar mais envolvida na tomada de decisões relativas a questões ambientais promovendo a concretização de políticas públicas. Ainda, traçamos uma estratégia Moriniana de apresentar ao público um plano de ação na concretização dessa pesquisa, no conhecer e saber usufruir dos recursos naturais e tentar superar problemas burocráticos do município de Macarrani em levar a comunidade aos poucos 35km da reserva, pois “a vida exige uma estratégia” que ainda sobre o terceiro viático de Morin o desafio que é incerto de alcançar os objetivos propostos (Morin, 2010, p. 62).

Referência: Anjos de Moura, M., & Ferreira de Abreu Mac Conell, Érika. (2021). ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES ACERCA DA RESERVA MATA DO PASSARINHO E DO ENTUFADO-BAIANO (Merulaxis stresemanni) COM ÊNFASE NA CONSERVAÇÃO. Journal of Education Science and Health, 1(3). https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.39.

Disponível em:<https://www.jeshjournal.com.br/jesh/issue/view/4>. Acesso em 30 set. 2021.

Nenhum comentário: