Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você



quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Macarani: Prefeita Selma nomeia jovem advogado Franklin Pereira para Controlador Interno da Prefeitura

O jovem advogado Franklin de Oliveira Pereira foi nomeado pela Prefeita Selma Souto (PSD) nesta quarta-feira (13) como Controlador Interno do Poder Executivo de Macarani. Franklin é bacharel em direito e desempenhará um dos importantes papéis em uma administração municipal.

Graduado em Direito pela UNIFTC - Centro Universitário de Tecnologia e Ciências - Vitória da Conquista-Ba com atuação nas diversas áreas do Direito, em especial: Cível, Consumidor, Previdenciário, Tributário e Trabalho, Franklin assume a Controladoria Interna da Prefeitura de Macarani na gestão Selma Souto.

Em rede social Franklin resumiu a nomeação em gratidão. "Hoje não posso esquecer o papel que Deus teve ao longo do meu percurso. Agradeço ao Senhor pela força que colocou no meu coração para lutar até alcançar esta grande vitória na minha vida. A palavra é GRATIDÃO! Gratidão a todos os envolvidos Selma Souto vamos juntos nessa caminhada que será árdua mais com fé em Deus e com muito trabalho terá resultados brilhantes na sua gestão.".

Qual é o papel do Controle Interno municipal?
O papel do Controle Interno é muito maior do que apenas o de fiscalizar. A função principal do Controle é servir como ferramenta de apoio ao prefeito e de orientar, e somente após, cobrar e, em último caso, levar ao conhecimento do Ministério Público e do Tribunal de Contas, caso seja constatada algum ato ilícito de malversação do dinheiro público.

O maior motivo de afastamento de prefeitos, nos anos recentes, não foi por corrupção, mas sim por desconhecimento das técnicas legais de procedimentos administrativos.

Muitos gestores vieram da iniciativa privada e quando assumem a cadeira de prefeito não estão nada familiarizados com licitação, pregão eletrônico, contabilidade pública, etc.

Diante disso, o administrador inteligente, que tem um Controle Interno técnico e atuante, irá se apoiar nesse departamento, que certificará se tudo está ocorrendo dentro da legalidade, e o Controle o ajudará a fiscalizar, entre outras coisas, os atos dos servidores municipais, protegendo desta forma, o gestor.

Cabe à Controladoria Municipal também fiscalizar desde o consumo de combustível na prefeitura, processos licitatórios, RH, patrimônio, até o Portal da Transparência, bem como garantir que qualquer cidadão tenha o livre acesso à informação pública, além de outras funções. (Fonte: JusBrasil)

Nenhum comentário: