Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você





quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Educação de Macarani cresce em todas as modalidades de acordo resultados do IDEB

Nesta segunda-feira (03) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios brasileiros. Macarani mais uma vez mostrou que vem crescendo na área educacional pelo fato de que praticamente todas as escolas do município melhoraram sua nota no IDEB de 2017 em relação ao de 2015.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a maior nota ficou por conta da Escola Elza de Souza Porto que pulou de 4,8 para 6,3 sendo assim, a maior nota da história de Macarani. Já nos anos finais a Escola Eleni Blesa Silva em Itabaí, pulou de 1,9 para 3,8 ficando com a maior nota entre as escolas desta modalidade. Outro destaque foi a Escola Rodrigo Fernandes em Vila Isabel que nunca tinha participado da Prova Brasil e alcançou um IDEB de 3,3 mostrando juntamente com a escola de Itabaí que os distritos também realizam um trabalho educacional tão bom quanto as escolas da sede. No resumo geral o IDEB de Macarani ficou da seguinte forma: os Anos Iniciais permaneceram com a nota 5,1 enquanto que as escolas dos Anos Finais subiram de 2,7 para 3,3. De certa forma o IDEB de Macarani está acima da média do Estado da Bahia.

Para a Secretária de Educação Fabiane Souza Santos “a melhora, no geral, do IDEB se deve ao esforço conjunto de todos os professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da educação que vêm desenvolvendo um trabalho de constante aprimoramento”. Ainda para a Secretária, uns dos maiores desafios da nossa Rede Municipal de Ensino é diminuir o número de evasão e reprovação, algo que passará a ser o foco dos trabalhos para esse e os próximos anos, pois a taxa de fluxo também conta para a qualidade do ensino além do índice de aprendizado aferido pela Prova Brasil.

A melhora no IDEB 2017 vem ao encontro de uma série de investimentos que a atual gestão Municipal vem realizando no sistema de ensino. Entre elas podemos destacar a efetivação da Lei do Piso Nacional reduzindo a carga horária do professor em sala de aula e implementação do Coordenador Pedagógico por escola. No mês de agosto começaram a ser distribuídas mais de 2.200 conjuntos de carteiras escolares para renovação das mobilhas das escolas municipais.
Os resultados por escolas podem ser acessados pelo seguinte link do INEP: http://ideb.inep.gov.br/resultado/.

ASCOM Sec. Educação

Nenhum comentário: