Pesquisar



Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você



sábado, 21 de julho de 2018

Prefeitura de Macarani realiza vacinação de cães e gatos

Fotos cedidas pelo secretário de saúde de Macarani Gerson Ferraz
A Prefeitura de Macarani, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o Dia D da campanha de vacinação antirrábica, neste sábado, 21. O objetivo da campanha foi imunizar os animais contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

É importante ficar alerta aos sinais da doença nos animais. Entre os sintomas mais comuns, está a intolerância à luz, agressividade, salivação excessiva e paralisia da face. Em casos de agressões de animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva) a pessoa deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Posto de Saúde mais próximo à sua casa para que seja feita a limpeza criteriosa da lesão e avaliada a necessidade de administração da vacina, associada ou não ao soro ou imunoglobulina humana antirrábica e iniciar a observação do animal.

A meta é vacinar pelo menos 100% dos animais do município, que atualmente corresponde a 3.496 animais, sendo 2.866 cães e 630 gatos, somando a zona urbana e zona rural. No próximo Domingo, 22 de julho, a campanha de vacinação acontecerá em Vila das Graças, distrito de Macarani.

Nenhum comentário: