Para desempenhar um bom papel em sua área de atuação, todo profissional precisa se capacitar para que possa adquirir experiência, conhecimento e principalmente saber fazer o que lhe é de dever. E de muito plausível, os vereadores do município de Macarani, vêm buscando sempre inovar e se capacitar para que possam desenvolver melhores trabalhos do Legislativo. Nesta semana os vereadores, Robério Roldão (PP), Jorge Motos (PR), Marlon Sousa (MDB), Glauber Costa (PODEMOS), o Presidente da Câmara Edmilson Lima (PRB) e Zé Paulo (MDB), estiveram participando do treinamento promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, que é um dos mais solicitados pelas casas legislativas de todo o país.
Trata-se da Oficina Interlegis para revisão e atualização de marcos jurídicos, documentos fundamentais nas relações entre o Legislativo e o Executivo e para o funcionamento das câmaras: a Lei Orgânica e o Regimento Interno. Muitas vezes desatualizados e não raro em franca discordância com outras leis (estaduais ou mesmo a Constituição), estes documentos precisam ser revistos e atualizados. O Regimento Interno de uma Câmara e a Lei Orgânica do Município regem não apenas o seu funcionamento interno, mas as relações com o Executivo e com o cidadão.
Em Itapetinga o instrutor foi Luis Fernando Pires Machado, especialista em processo legislativo, servidor do Senado. Ele abordou temas como regime jurídico de vereadores, processo legislativo, regras de tramitação de projetos e demais proposições, atuação legislativa na formulação de políticas públicas, as novas responsabilidades dos municípios no campo das políticas públicas – entre outros.
Em contato com o site A Hora do Povo, o vereador Marlon Sousa (MDB) relatou como foi participar do curso e o conhecimento ganho nos dias de treinamento. “Foi um curso muito bom, proveitoso, até porquê cada vez mais a gente se capacita e aprende. O curso abordou os temas de uma forma muito explicativa, e que de forma atenciosa pudemos ter conhecimento das formas em demandar os trabalhos do Legislativo. Com certeza, a aprendizagem que tivemos irá contribuir para os benefícios em prol da nossa população de Macarani”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário