Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você





sábado, 21 de janeiro de 2017

Pesquisa aponta que 83,1% dos brasileiros acreditam em assassinato de Teori

Após a confirmação do morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki em um acidente aéreo na quinta-feira (19/1), as redes sociais se encheram com teorias da conspiração que apostavam em “queima de arquivo” do magistrado. Agora, um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que essas pessoas formam a maioria da população: segundo o estudo, 83,1% dos entrevistados acreditam que o incidente foi proposital e a morte, criminosa.

Apenas 15,6% das pessoas que responderam à pesquisa creem que a queda do avião modelo C90 King Air foi um acidente. Outro 1,3% dos ouvidos não quiseram ou não souberam opinar. Relator dos processos da Operação Lava Jato na Corte, o magistrado estava prestes a homologar as delações premiadas da empreiteira Odebrecht, que podem expor recebimento de propinas por pelo menos 200 políticos.

Além disso, Teori foi o responsável pelas decisões que determinaram a prisão do ex-senador Delcídio do Amaral e o afastamento do ex-deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Em junho, um filho do ministro chegou a utilizar as redes sociais para denunciar supostas ameaças. “Se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar”, afirmou Francisco Zavascki.  


Indicação de Moro
Já a popularidade do juiz federal Sérgio Moro parece não ter sido depositada na esperança de que ele ocupe uma vaga na corte suprema do país. De acordo com o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 65% dos entrevistados são contrários à nomeação do juiz da Lava-Jato para a vaga de Teori Zavascki. Outros 31,1% dos entrevistados são favoráveis à ideia, e 3,9% não souberam ou não quiseram responder.

De acordo com o levantamento, a maior parte das pessoas contrárias à nomeação de Moro declarara ter receio de que a Operação Lava Jato não prossiga sem o comando do magistrado. Na internet, já existe uma campanha que pede a indicação de Sérgio Moro ao STF. Em menos de uma hora, na quinta (19), a hashtag #MoroNoSTF foi utilizada 24 mil vezes nas redes sociais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de janeiro e ouviu 2,8 mil brasileiros maiores de 16 anos. O levantamento, feito por meio de um questionário online, tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2%.

Acidente
O ministro do STF Teori Zavascki morreu na tarde de quinta-feira (19), depois que o avião no qual ele estava caiu no mar, em Paraty (RJ). Além do magistrado, outras quatro pessoas morreram, entre elas o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono da rede de hotéis Emiliano. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) investigam o caso.

Do Metrópoles

Nenhum comentário: