Clique no seu signo e veja o que os astros revelam pra você

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Queimadas provocam blecaute em 12 estados da região Norte e Nordeste

No início da tarde, uma falha em um dos circuitos, por causa de queimadas, levou ao desligamento do sistema

Uma queimada de grandes proporções provocou um blecaute em 12 estados da região Norte e Nordeste às 12h14, desta terça-feira (30). Todo o sistema foi normalizado por volta das 13h40. A falha não atingiu todas as localidades dos municípios.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os estados atingidos foram Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte, e no Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.
(Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil)
De acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), na Bahia, 40% das cargas no estado foram afetadas, principalmente nas cidades do interior. A energia foi suspensa às 12h49 e começou a ser normalizada às 13h15.

Em Salvador, em parte da região da Paralela, Rio Vermelho e Pituba faltou energia e as sinaleiras apagadas provocaram lentidão no trânsito. O congestionamento durou cerca de meia hora após o reabastecimento da energia, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
Falha
De acordo com a ONS, uma queimada levou ao desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em Miracema-Colinas, que fica no estado do Tocantins. Em seguida os circuitos 1 e 2 foram desligados automaticamente.

Como um mesmo estado ou cidade pode ser atendido por subestações diferentes, a queda de energia não foi universal.

Após o reparo na linha, o sistema foi religado gradativamente. Sendo o circuito 2 o primeiro a ser religado, às 13h07, e os circuitos 1 e 3 às 13h21. Às 13h40 todo o sistema já estava normalizado.

Do Correios 24 Horas

Nenhum comentário: